terça-feira, 23 de junho de 2015

A Mercur e sua participação no mercado assistivo brasileiro

Se você nasceu na década de 1980 com certeza, fez muitas atividades na escola que consistiam em copiar textos do quadro e/ou dos livros de português (contos, fábulas, historinhas), né?! E nessa hora além do caderno, do lápis e da caneta a borracha se destacava.



Também na escola você deve ter estudado o quanto, é importante destinar um tempo para cuidar da nossa saúde, né?! E se você coloca em prática isso com certeza, já viu alguém utilizando ou já utilizou as Faixas Elásticas para Exercícios, né?! Com elas, você pode fazer atividades físicas completas em vários ambientes de forma fácil e segura.



Mas, o que a borracha, o corretivo e as Faixas Elásticas para Exercícios têm em comum? Todas são produzidas pela indústria Mercur que também produz [...] muletas, andadores e bengalas, [...] tendo uma participação significativa no mercado assistivo brasileiro. Curiosos para conhecer melhor a performance da Mercur e saber como você e ela podem construir um mundo de um jeito bom para todo mundo?! Para isso, entrevistei Fabiane Lamasion, Coordenadora da área de Comunicação da Mercur.

O que é e quais as áreas de atuação da Mercur?

A Mercur é uma indústria de Santa Cruz do Sul que possui diferentes setores de atuação que se combinam para atender as necessidades humanas, respeitando os aspectos sociais e ambientais.
Como indústria, a Mercur atua em diferentes segmentos de mercado:
Há quanto tempo a Mercur atua no Brasil?

A Mercur foi fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul.

Quais produtos são criados pela Mercur?

Atualmente a empresa conta com um portfólio de produtos voltados aos segmentos de educação e saúde, como borrachas de apagar, bolas de exercício, bolsas térmicas, muletas e etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos.

Que projetos a Mercur desenvolve visando  garantir um crescimento socioeconômico e socioambiental  para essa e para as próximas gerações?

A Mercur desenvolve uma série de projetos que visam inovar em áreas estratégicas para a companhia. Em geral buscam alternativas que ajudem a melhor equacionar os impactos da atuação da empresa, melhorando o perfil socioambiental de seu consumo e ampliando os benefícios potenciais de seus produtos e serviços para diferentes públicos. Alguns projetos como o estratégico em saúde e educação, tem o objetivo de formar uma rede de colaboração para a construção de produtos e serviços com relevância e significado para as pessoas. Esse projeto pode ser acompanhado através do site  www.diversidadenarua.cc.

Fale sobre o Colabora?

A Mercur, em função da comercialização de produtos como muletas, andadores e bengalas, acaba tendo uma participação significativa no mercado assistivo brasileiro. Estes produtos, tem como principal matéria-prima, o alumínio. Até o presente momento, o alumínio é um material que atende a requisitos importantes para os usuários destes tipos de dispositivos, considerando que ele permite a construção de produtos leves, duráveis e resistentes. Por outro lado, algumas condições para seu uso enquanto matéria-prima, como o alto consumo de energia elétrica para sua transformação e o fato de ser extraído de uma fonte não-renovável, nos movem a procura de soluções que possam minimizar os possíveis impactos derivados de seu uso.
Diante deste cenário controverso e motivados por nosso compromisso institucional de UNIR PESSOAS E ORGANIZAÇÕES PARA CRIAR SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS, entendemos que era o momento de impulsionar uma mobilização, no caso, Colabora.
Queremos encontrar soluções, que continuem atendendo as necessidades das pessoas, porém, com menor impacto sobre pessoas e meio-ambiente. Mais informações sobre o projeto:  www.mercur.com.br/COlabora

O que é o Diversidade na Rua?

O projeto Diversidade na Rua foi idealizado pela Mercur no ano de 2013 e faz parte de um processo intenso na busca de novas possibilidades de atuação da empresa. O projeto nasceu com a realização de três encontros na cidade de Santa Cruz do Sul, onde fica a sede da organização. Foram convidadas pessoas conectadas e interessadas na temática da diversidade para criarem soluções juntas. Destas trocas surgiram os produtos que estão na loja virtual do Diversidade na Rua (http://loja.mercur.com.br/).
O site do Diversidade na Rua é um espaço para receber informações, compartilhar e difundir assuntos sobre inclusão e acessibilidade. Através dele, pretendemos fortalecer as possibilidades de cocriação.
Por isso, frisamos a importância da participação e colaboração de todas as pessoas para a construção e crescimento do projeto.



Recentemente participei do Debate Aberto como colaboradora do Blog Casadaptada, e já vi no site que haverá um novo debate. Explique como surgiu o Debate Aberto e qual será o tema do próximo debate?

O Debate Aberto surgiu da necessidade de falar sobre alguns temas importantes referente acessibilidade, inclusão. Acreditamos que é preciso refletir, debater sobre assuntos do nosso dia a dia com objetivo de levar conhecimento e encontrar soluções baseadas na cooperação na vida das pessoas.  
Através dessa troca de experiências, é possível ajudar muitas pessoas que possuem os mesmos problemas cotidianos. No debate em que realizamos com a Cláudia e o Hamilton, colaboradores do blog Casadaptada, conversamos sobre acessibilidade dentro e fora de casa e tecnologia assistiva. Como adaptar o ambiente em que vivemos de acordo com as nossas necessidades? O turismo está pronto para receber pessoas com deficiência? Questões como essas foram discutidas.
O próximo debate será abordado o uso do frio e do calor para tratar alguns problemas do nosso cotidiano. Por exemplo, quem nunca teve uma enxaqueca que o uso do gelo fez toda a diferença? Ou usou o calor para aquecer os pés e pernas, quando o frio lhe dificultava o movimento?
Queremos ouvir as pessoas, entender sua experiência e debater sobre possibilidades de soluções.  

Que mensagem a Mercur deixa para os nossos leitores?

Convidamos a todos para conhecer o site do Diversidade na Rua e entender o propósito do projeto.
O site possui cinco sessões sendo que todas elas possibilitam interação com usuário.  Queremos construir COM as pessoas.  
Mundo Inclusão: espaço de notícias, matérias jornalísticas sobre o mundo da diversidade, acessibilidade e inclusão.
Tua história: um espaço para que opiniões, histórias e curiosidades vivenciadas por pessoas no seu dia a dia possam ser contadas e debatidas. 
Debate Aberto: fórum de compartilhamento de informação, divulgação e de conversa sobre temas específicos da diversidade.
Gambiarras: são ideias e sugestões de adaptações feitas para ajudar pessoas em diferentes situações cotidianas. 
Cotidiano: apresenta com detalhes os caminhos percorridos pela equipe para a ampliação da rede de colaboração.
Fiquem à vontade para navegar e interagir no site!

E aí, gostaram da entrevista? Então, cliquem em curtir  e depois deixem um comentário! A sua opinião e participação fazem a diferença para mim!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário