sexta-feira, 12 de junho de 2015

Conheçam o distúrbio que desgasta dentes e compromete a qualidade de vida

Hoje voltei ao meu dentista e confirmei algo que já andava desconfiada, meus dentes deram uma leve desalinhada. Eu usei aparelho ortodôntico durante quase quatro anos e tirei o aparelho no final do ano passado. Mas, por que isso está acontecendo?

Segundo o ortodontista Marcel Drumond Louro, existem vários fatores que podem contribuir para o desalinhamento do dente. Alguns podem ser consequência da escolha de um profissional não qualificado [...] falta de colaboração do paciente na fase de contenção, [...] problemas na gengiva, mordida errada, perdas dentárias ou mesmo pelo hábito de morder e roer as unhas[1].

 http://acritica.uol.com.br/vida/Amazonas-Manaus-Amazonia-Vida-Saude-dia_mundia_do_dentista-odontologia-doenca-bruxismo-doenca-30_milhoes-brasileiros_0_785321528.html
Mas, como se diz, cada caso é um caso! E no meu caso o vilão do meu sorriso se chama bruxismo- ato de ranger ou apertar os dentes durante o sono.  Há também casos, de pessoas (como eu rsrsrs...) que range ou encosta os dentes enquanto realiza as atividades diárias.

O bruxismo pode se manifestar em qualquer idade, após a chegada dos dentes de leite, tendo maior prevalência na dentição mista, quando acontece a troca dos dentes de leite pelos permanentes. Muitos pais relatam que ouvem o barulho do rangido, como se a criança estivesse "mastigando pedrinhas"[2].

Além do desalinhamento dos meus dentes, o bruxismo está me causando fraturas nos dentes, dor de cabeça ao acordar,  dor nos músculos da face, zumbidos nos ouvidos  e estalos. No meu caso, depois de conversar com o meu dentista e como o grau de desarranjo da posição dos meus dentes não foi tão grande decidi, por enquanto, não começar um novo tratamento ortodôntico e sim tratar o bruxismo.

Existem vários tipos de tratamento como cirurgias, placas, fisioterapia e controle do stress e do comportamento. Decidi pela placa de mordida noturna. Para isso, foi tirado o molde para confecção da placa. Essa placa é encaixada entre as arcadas dentárias que dissipam a força muscular entre todos os dentes, amenizando as consequências do ranger.

http://www.dipanariello.com.br/noticia_exibe.php?nid=11
Então é isso, fiquem atentos aos sinais do bruxismo!  E os que tem bruxismo ou conhece alguém que tem, deixe nos comentários sua  experiência! E aproveito a oportunidade para convidá-los a conhecer minha fanpage, para isso, basta clicar em curtir.

Espero vocês lá !
Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário