terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Beleza e Deficiência, uma relação possível?

Gente, no próximo dia 03 de dezembro, será comemorado o  Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída no ano de 1998, pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a finalidade de



“[...] conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem1”.



Com esse objetivo serão realizados dois eventos, em comemoração ao  Dia Internacional da Pessoa com Deficiência cujo tema é a beleza e a deficiência.  O primeiro será  um workshop sobre Deficiência e Beleza com a Carlena Weber e Mediado por Bruna Rocha Silveira – responsável pelo blog Esclerose Múltipla e eu.





Carlena é tetraplégica e ama se maquiar e vai conversar sobre o mercado que envolve produtos de beleza e de que forma ele interage com as pessoas com deficiência.

LAB Mercur - Santa Cruz do Sul, RS

03 de dezembro de 2015, 14h-16h

Kica de Castro


Já o segundo evento é a exposição, Além das Convenções, de autoria da fotógrafa Kica de Castro reúne retratos de  mulheres com deficiência em poses de nu artístico.

Em uma sociedade patriarcal que valoriza  padrões muito restritos de beleza feminina e deteriora e despreza a diversidade, tal projeto se mostra icônico por estimular o olhar e a reflexão sobre o papel e a forma no qual corpo da mulher com deficiência adquire nesta sociedade, sem deixar de lado a técnica, charme e olhar apurado para estética artística.

As pessoas com deficiência, e principalmente as mulheres com deficiência, nunca tiveram destaque estético. A beleza de seus corpos nunca foi valorizada ou reconhecida, restando-lhe a invisibilidade.

Nesse sentido, a exposição propõe refletir sobre o papel e a forma no qual corpo da mulher em condição de deficiência recebe na sociedade em que vivemos, bancando trazer a questão da mulher, do corpo e da deficiência para o debate de forma aberta, direta e sem pedir licença2.


Siga também:
Instagram @claudiacma7
Twitter De papo com Cláudinha
Facebook De papo com Cláudinha

http://www.acessibilidadebrasil.org.br/joomla/noticias/579-no-dia-internacional-da-pessoa-com-deficiencia-campanha-do-conade-ressalta-a-importancia-da-acessibilidade
2 Kica de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário