sábado, 20 de agosto de 2016

Quem é o autor que chama as pessoas com deficiência de “malacabadas”?


Gente, o Programa Viver Eficiente foi bater um papo com o jornalista Jairo Marques. Ele que é jornalista da Folha de São Paulo, autor do Blog Assim como Você e recentemente lançou o livro “Malacabado- A história de um jornalista sobre rodas”.
Seus textos chamam atenção pela leveza e especialmente por utilizar expressões como “malacabados”, “prejudicado do escutador de novela”, “puxador de cachorro”, “time dos que não tem perna” etc. para se referir as pessoas com deficiência.
Ou seja, ele faz uso da escrita que, conforme Michel Foucault (2000), em sua obra “O que é um autor” se constitui num jogo de representações as quais, organizam uma determinada imagem do autor, já que:  
“O papel da escrita é construir, com tudo o que a leitura constitui um ‘corpo’ [...] como o próprio corpo daquele que, ao transcrever as suas leituras  se apossou delas e fez sua a respectiva verdade: a escrita transforma a  coisa vista ou ouvida ‘em forças e em sangue’ [...]. Ela transforma-se no próprio escritor, num principio de acção racional”.   
Nesse sentido, a Kica de Castro foi saber mais sobre o Jairo Marques. Ou seja, ela foi saber como ele transforma as coisas que ele vê, ouve e senti “em forças e sangue”? Por que ele usa os termos “malacabados”, “prejudicado do escutador de novela”, “puxador de cachorro”, “time dos que não tem perna” etc. para se referir as pessoas com deficiência?Quem é o publico leitor de seus textos e o que eles acham desses termos?
Eles também falaram do livro que ainda não consegui comprar. Infelizmente o livro ainda não é acessível para os deficientes visuais e nem para quem mora no interiorzão do Brasil sil, sil, sil, como eu, que enfrenta dificuldades na hora de comprar livros. Só nos resta duas opções ou fazer a compra pela internet cujo frete muitas vezes é mais caro que o livro, ou esperar que um dia a livraria de sua cidade venda o livro.
E aí, curiosos para saberem o que ele falou para a Kica de Castro? Querem saber mais sobre esse livro? Então, vejam os vídeos abaixo:


E aí, gostaram da entrevista?Alguém aí já leu o livro? O que acharam dele? Contem para mim, aqui e matem um pouco da minha curiosidade. E caso queiram ver, na íntegra, a entrevista que fiz com Jairo Marques, no ano passado, é só clicar aqui.
E não esqueçam de me seguir nas redes sociais: Facebook// Instagran// Twitter

Bibliografia:
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? . 4ª edição. Tradução Antônio Fernando Castais; Eduardo Cordeiro Alpiarça: Vargas, 2000. p.143



Nenhum comentário:

Postar um comentário