sábado, 17 de setembro de 2016

Vamos à luta RN!


Gente, essa semana a terra que viu nascer Clodoaldo Silva, Oscar Schmidit, Virna e o apresentador do Fantástico Tadeu Schmidit verá lutadores cegos, surdos amputados e paraplégicos subindo no ringue porque a coisa está feia…
Parece mentira mas, o estado brasileiro que possui o maior percentual proporcional com pessoas com deficiência sofre com a lentidão da entrega das cadeiras de rodas, em média, dois anos e meio para essas pessoas saírem do Centro de Referência em Reabilitação - CER (antigo Centro de Reabilitação Infantil- CRI), em Natal com suas cadeiras.
Está de queixo caído, né? Calma! Tem maaais… afinal de contas enquanto, a maioria dos potiguares sem deficiência comem um dobrado para pegar um busão e chegar à escola, à faculdades, ao supermercado etc.,  pessoas com deficiência comem pregos.
Você acha que está ruim? Pois, tem coisa pior!Afinal de contas, se em Natal há poucos ônibus adaptados imagine a situação de um cadeirante que mora numa cidade do sertão potiguar sem nenhum busão adaptado.
Outro ponto assustador são as inúmeras ruas sem nenhum tipo de pavimento, calçadas repletas de buracos, ausência de guias rebaixadas, piso tátil, semáforo com sinal sonoro e a exclusão do mercado de trabalho dificultando que esse povo viva em sociedade e fale em respeito aos direitos da diversidade. Assim, antes que o buraco da exclusão se torne uma cratera o Movimento SuperAção promoverá a Primeira Semana da Pessoa com Deficiência do RN.
O Movimento SuperAção é uma entidade que nasceu em São Paulo, no ano de 2003, em defesa da diversidade e dos direitos das pessoas com deficiência e se expandiu pelo Brasil. E como dia 21/09 é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Movimento SuperAção vem nos lembrar que a Luta tem que ser diária, em todos os setores e de forma sistemática.  
E aí você irá? Conhece alguma pessoa com deficiência? Então, que tal dá uma carona até os lugares do evento?! E aproveita faz aquela selfie e me marca lá nas redes sociais Facebook// Instagran// Twitter para aparecer aqui no blog.
*Mais informações, sobre o evento, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário