terça-feira, 11 de outubro de 2016

Dicas de presentes criativos para surpreender e estimular as crianças


No dia 17/10/2015, nasceu minha sobrinha Fernanda. E eu agora sei o quanto é bom ser titia. É um amor que é praticamente impossível de ser explicado. A danadinha me chama de “babá”, joga todos os brinquedos no chão, não aceita ser contrariada e mesmo assim eu faço todas as vontades delas. Mas, tem como não resistir a tanta fofura?!
Aprendendo cedo a lavar suas próprias roupas

E como estamos na semana que antecede o dia das crianças comecei a pesquisar algo para dar de presente a ela. E comecei a perceber que comprar presente para crianças é coisa sério.De acordo com a Terapeuta Ocupacional Ana Leite “[...] o brinquedo é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento das capacidades, além de ser um objeto de diversão, claro!Ou seja,[...] existem brinquedos apropriados, de acordo com a faixa etária da criança, existem também brinquedos apropriados para o perfil funcional das mesmas, ou seja, as habilidades que ela já possui e as outras que ela precisa desenvolver.”

Mas, além de sugestões de brinquedos que trabalham com a coordenação motora, auxiliam no processo de alfabetização e estimulam o raciocínio lógico eu resolvi também trazer algumas ideias de presentes criativos para surpreender e estimular as crianças.

1- Assinatura de Revista

Qual a criança que não vai gostar de receber o ano inteiro revistas da Turma da Mônica? Pode ser as revistas em quadrinhas ou alguma revista de alguma área que a criança está interessada como revista de música, de esporte etc.

2- Ingressos para Parques de Diversão, Circos ou Teatro
E aí, que tal levar a criançada para um parque aquático? Se na sua cidade não tem parque aquático você pode optar por levá-la a um parque de diversão, a um circo ou assistir uma peça de teatro infantil.
3-Brinquedos Educativos e/ou Terapêutico
Esses brinquedos trabalham a coordenação motora ampla de crianças entre 1 e 2 anos. Além de também poderem ser utilizados no processo de Reabilitação de crianças com deficiência.A marca Melissa & Doug tem uma seleção de itens considerados “top”, os puzzles de encaixe em madeira! Presentes especiais, indicados para crianças a partir de 18 meses.
Para Ana Leite essa marca possui quebra-cabeças que são “[...] uma ótima opção pela variedade de quebra-cabeças, que ilustra que esse tipo de jogo é muito mais que peças de formas diferentes que se encaixam. Eles têm desde aqueles quebra-cabeça com pinos, que vocês veem nas figuras acima com tema de animais, até os 3D, onde cada peça é um cubo, e cada face do cubo tem uma imagem que faz parte de um quebra-cabeça diferente [...] Outro exemplo também de quebra-cabeça (que não deixam de ser 3D) são aqueles cujas peças são figuras geométricas que formam um objeto (no caso dos brinquedos ilustrados, um trem – também da marca Melissa & Doug). Alguns dos quebra-cabeça da marca até emitem som quando são corretamente encaixados, esses são os chamados “Sound Puzzle” e trazem figuras de animais e de instrumentos musicais.
Abaixo tem um vídeo com um quebra-cabeça (tb da mesma marca) que é uma Pizza".
Já para as crianças com deficiência visual uma ótima dica é o alfabeto em Braille de A a Z. De acordo com Ana Leite, “cada peça deste jogo de madeira tem um símbolo Braille que representa as letras do alfabeto. Em uma face da peça está a letra em maiúsculo e na outra em minúsculo. Ideal para crianças que estão aprendendo as letras em Braille”.

4- Brinquedos Esportivos
Para estimular a meninada a praticar esportes, a ensinar como se divertir praticando atividades físicas uma sugestão é presenteá-los com bicicletas, patins, skates, patinetes, bolas.
Lojas Americanas

5- Mochila de Viagem e Toca Infantil

Assim, nas férias uma das brincadeiras que mais vai rolar é armar uma barraca na sala ou no terraço da casa dos avós, dos primos etc.Além disso você também pode colocar dentro da mochila um lençolzinho e uma necessarie com pente, escova de dente e creme dental.





6-Kit Arte
Com cola, giz de cera, tinta, tesouras sem ponta, pincéis, tela limpa, coleção, lápis de cor, canetinhas coloridas para as crianças e papéis em branco eles poderão soltar a imaginação.


7-Livros
Leia para seus filhos pois, segundo artigo do jornalista Jairo Marques "[...] bebês que recebem o estímulo de escutar histórias podem se tornar adultos mais articulados, desenvoltos e inteligentes. Bebês que nascem com deficiência também podem obter benefícios: com este incentivo, o cérebro pode criar novas conexões para suprir habilidades perdidas.” E se seus filhos já souberem ler encontre livros legais, divertidos, de temas que ele goste.
E aí já sabe o que vai comprar nesse dia das crianças? Tem alguma dica legal? Conta pra gente.E vou deixar umas fotos e uns vídeos de minha sobrinha para vocês a conhecerem melhor lá nas  redes sociais Facebook// Instagram// Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário