quarta-feira, 5 de outubro de 2016

“Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”

Gente, como sei que esse blog é visitado por alguns professores, pedagogos e diretores resolvi vim compartilhar com vocês a experiência da minha escola que está participando do 8º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU), na categoria desenho para estudantes do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental.
Conforme o Portalzinho da CGU nessa 8ª edição do Concurso de Desenho e Redação, o tema é “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania” e tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes do  Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, das escolas públicas e privadas de todo o País, por temas relacionados a controle social, ética e cidadania.  
Mas, por qual motivo a Turma da Mônica aparece toda junta e misturada nesse post? O Maurício de Sousa voltou a estudar e vai participar do concurso e concorrer com os estudantes? Calma, que o próprio Maurício de Sousa vai explicar tudinho para vocês, no vídeo abaixo:
Entenderam, né? A CGU tem como parceira o Instituto Mauricio de Sousa que aborda assuntos relacionados ao desenvolvimento da autoestima, valorização das diferenças, organização do Estado, democracia, cidadania e participação social.
Então, tudo começou com as professoras discutindo o tema em sala de aula e logo depois a criançada resolveu não economizar na imaginação, nem nos lápis de cor. Foi cada desenho mais bonito que o outro e alguns chamaram nossa atenção, como esses aí.
É impossível perceber que a meninada retratou nos desenhos que ficaram encantados com a autoestima dos atletas que participaram dos Jogos Paraolímpicos.Também podemos notar que eles representaram por meio dos desenhos que aprenderam ao assistirem os Jogos Paraolímpicos que devemos respeitar as diferenças.
Já nesses outros dois desenhos acima é perceptível que os alunos representaram que o cidadão tem direito à educação, saúde, lazer etc.Mas, ao mesmo tempo o cidadão tem deveres a serem cumpridos como, por exemplo, respeitar o trânsito, votar, cuidar do meio ambiente, jogar lixo no lixo e ser solidário com o próximo.
Portanto, mães, pais, professores, diretores incentivem seus fillhos e alunos a participarem do Concurso de Desenho e Redação. Eles além de aprenderem os significados das palavras ética e cidadania ainda poderão ganhar os prêmios  abaixo:
Então, gente se você quer mais informações sobre o Concurso de Desenho e Redação  clique aqui.E não esqueçam de me acompanhar no Facebook// Instagram// Twitter .

Nenhum comentário:

Postar um comentário