quarta-feira, 1 de março de 2017

Volta às aulas: materiais adaptados


Já dizia nosso querido Mário Quintana: “bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, apenas recomeça”.
Chegou a hora dos estudantes viverem este recomeço. O ano escolar está de volta! É um momento de muitos sentimentos, tanto para os pais quanto para os filhos, ansiedade, curiosidade, saudade, alegria, insegurança, etc.
Cada um vive este passo de seu jeito e almejamos que seja assim durante todo o ano escolar: cada um de seu jeito! A inclusão está aí, ainda bem! A diversidade está nas escolas! Viva! E neste mundo de profundas e aceleradas transformações, recursos de Tecnologia Assistiva emergem como um importante horizonte de novas possibilidades para a inclusão dos alunos com deficiência. A Mercur vem há algum tempo desenvolvendo junto com muitas pessoas engajadas na causa da inclusão, acessibilidade e diversidade alguns materiais que podem auxiliar neste processo.
Vamos pensar em uma atividade escolar comum: segurar um instrumento de escrita. Pode parecer muito simples, mas há inúmeras necessidades diferentes e (ainda bem) muitos recursos que podem auxiliar de acordo com o que cada pessoa precisa.
Um lápis triangular e mais grosso que o comum pode ser suficiente para uma pessoa. Já para outra, pode ser necessário um lápis com um grafite (mina) mais macio que proporcione traços firmes, grossos e escuros.
Uma menina usando o Lápis Triangular Grosso para escrever.
Menino usando o Lápis Triangular Grosso.

Há quem necessite de um Grip acoplado ao lápis para melhorar o controle da escrita e não deixar o instrumento escorregar das mãos.


O Grip é um suporte que se encaixa em vários tipos de materiais. Melhora o controle da escrita, não deixa o instrumento escorregar das mãos ou da mesa.
E também aqueles que precisem de um Engrossador Multiuso que torne o objeto mais robusto.
Na imagem aparece uma mão de uma criança utilizando o engrossador multiuso em um pincel para colorir um desenho.

Há ainda quem precise de um Engrossador em Discos com um formato mais anatômico que pode ser montado de acordo com a necessidade específica daquela pessoa.

O Engrossador em Discos é composto por vários discos de diferentes tamanhos. Desta forma, pode ser montado de acordo com a necessidade de cada pessoa.




Para outro indivíduo nada disso ajuda se não utilizar o Fixador de Mão em Tira que faz com que o objeto fique fixo à mão.
A foto mostra a mão de uma pessoa segurando o lápis com o fixador de mão em tira amarelo.

Para outra pessoa pode ser importante uma Cinta de Posicionamento que lhe garanta estabilidade e segurança na cadeira ao escrever e desenhar.

Uma mulher utilizando a Cinta de Posicionamento para ficar firme dentro do carro.

Para outros, a Pulseira de Peso pode se fazer necessária para estabilizar movimentos involuntários durante a escrita e outras tarefas.
A imagem mostra um braço de uma pessoa utilizando a pulseira de peso e o engrossador multiuso em uma caneta.

Enfim, são muitas as possibilidades e jeitos diferentes de utilizar cada produto!
A imagem mostra um braço de uma pessoa utilizando a pulseira de peso e o engrossador multiuso em uma caneta.

O Gizão de Cera Grosso por ser mais robusto que o giz de cera convencional, facilita a preensão e a coordenação motora.


A Tinta Guache Lavável possui um frasco cilíndrico e robusto que se adapta facilmente à mão, facilitando a pega por pessoas com dificuldade na preensão.

É muito importante ter um profissional ou melhor ainda, uma equipe profissional para conversar e discutir sobre o que é indicado para seu caso.
Você pode encontrar estas e outras possibilidades na loja do Diversidade na Rua (link para o site).
E vibrando no tom de CADA UM DE SEU JEITO, celebramos a chegada da diversidade nas listas de materiais escolares!   
Se estas informações fazem sentido para você, compartilhe com outras pessoas, a força da rede colaborativa é surpreendente!
Equipe
Diversidade na Rua

E aí, gostou do Blog? Então que tal curtir nossa página do facebook, compartilhar e comentar esse post.Isso possibilitará que mais pais e professores possam conhecer esses recursos de Tecnologia Assistiva e facilitar a vida de muitos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário