quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Fato e Farsa!:Você conhece a origem da Black Friday?

Gente, dia 24/11/2017 vai rolar a tão aguardada “Black Friday” ou “Sexta-feira Negra”. É promoção pra todos os lados, eu mesma já comecei a receber e-mail e mensagens no whatApp de sites e lojas anunciando diversos produtos com descontos.

Mas, de onde veio essa mania das lojas baixar os preços dos produtos, durante a última sexta-feira do mês de Novembro, coincidindo com o início das compras de Natal? E por que temos uma das piores Black Friday do mundo?

Como surgiu a Black Friday?
A expressão “Black Friday” foi utilizada pela primeira vez nos EUA no ano de 1869. Conforme O Globo, “ (...) os americanos Jay Gould e James Fisk tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Valores de Nova York. O governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção elevando a oferta da matéria-prima, fazendo os preços caírem e investidores perderam fortunas”.

Todavia, segundo a jornalista Nathália Arcuri, esse termo só foi utilizado em relação a área comercial, como conhecemos hoje, “lá pela década de cinquenta, [quando] os americanos inventaram uma mega liquidação no dia seguinte ao feriado de ação de graças (depois de descansar e comer o que você faz? compra, claro!) pra desovar mercadorias e incentivar o consumo antes do Natal. MAS NÃO É DE QUALQUER DESCONTO QUE EU TÔ FALANDO… SÃO MEGA, ULTRA, HIPER, BLASTER, MASTER descontos!”

Ainda segundo O Globo no Brasil a Black Friday, foi  “incluída no calendário comercial do país quando lojistas perceberam o potencial de vendas do dia, em 2010”. A jornalista Nathália Arcuri também menciona que essa época no nosso país coincide “com a época em que as firma tudo deposita a primeira parcela do 13º salário da galera e importou essa tradição pra cá”.

E por que temos uma das piores Black Friday do mundo?
No Brasil a ​Black​ ​Friday​​ apesar de ser um dia maravilhoso, é uma data repleta de problemas como cancelamento de entrega, falta de estoque e preços maquiados que geram tantas dores de cabeça, que fazem as farmácias faturarem uma nota $$$ com analgésicos.

Segundo a Revista Exame "(...) alguns comerciantes aproveitam a euforia dos clientes para criar descontos artificiais e empurrar promoções que não são nada vantajosas."
Também não podemos deixar de mencionar que impostos elevadíssimos e consumidores desatentos também possuem sua parcela de responsabilidade por uma das piores Black Friday do mundo.
Curtiu a história? Entendeu como surgiu a Black Friday? Então me siga no facebook, curta, comente e compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário