sexta-feira, 8 de junho de 2018

Como manter o foco e não desistir diante das adversidades

Ex-BBB, Fernando Fernandes, no ano de 2009 sofreu um acidente automobilístico que o deixou paraplégico. Todavia, como ele mesmo relatou nesse vídeo ele usou toda a sua energia vivendo o presente e planejando o futuro, ou seja, ele não focou no acontecido, não ficou pensando em como era a vida dele antes do acidente e apesar de ter motivos não caiu em depressão. 
Após ver o vídeo eu te pergunto: Onde está o seu foco? O que você quer para sua vida? Qual pedra no caminho tira o seu foco? Talvez você esteja querendo malhar, emagrecer, passar num concurso, pagar uma dívida, correr a meia maratona do Rio de Janeiro, juntar uma grana para comprar uma cadeira de rodas nova... Nesse sentido, como focar no que é importante para você e não desistir diante das adversidades? 
Conforme Paulo Vieira, "foco é a capacidade de dizer não para muitas coisas e se ater a poucas diretamente ligadas ao seu bem-estar e aos seus objetivos de vida. O equilíbrio entre sim e não é que estabelece o foco".  
Eu mesma possuo dificuldade de permanecer focada, de se concentrar na hora de escrever para o blogde fazer o que é necessário e dessa forma lograr sucessoEntão, se você assim como eu também possui dificuldades de manter o foco esse post é pra você. Vou te contar algumas orientações quminha coach vem me dando e vem funcionando comigo muito bem e podem te ajudar 

PASSOS PARA VOCÊ DAR E CONSEGUIR FAZER AQUILO QUE VOCÊ QUER 

1) Defina prioridades 
Uma das principais causas da falta de foco é a falta de clareza das prioridades. A minha coach me fez refletir sobre o que eu queria com o blog, aquilo que era importante para mim e para o blog e o que eu devia fazer primeiro.  
Ela também me ajudou a refletir sobre as coisas que eu devia abrir mão para focar no que é necessário para o blog no momento. 
2Organização 
Você sabia que uma pessoa normal perde, em média, 12 dias por ano procurando coisas que não sabe onde guardou? E que todos os dias pessoas perdem cerca de 1 hora e meia buscando alguma coisa? 
Eu comecei a perceber que eu estava perdendo muito tempo e por consequência minha concentração procurando minhas anotações. Já que eu não tinha lugar certo para anotar as coisas. 
Às vezes eu fazia anotações numa folha avulsa do caderno, outras vezes anotava num documento do word, não nomeava o documento da forma correta e salvava em qualquer lugar do computador. Depois ficava horas procurando essas anotações e as vezes tinha que fazer uma nova pesquisa. 
3Lista de coisas que tenho que fazer 
Se possuo alguma reunião, consulta médica, sessão de coaching e sei que não vou me lembrar, programo um lembrete no celular, o que simplifica e muito minha vida, pois não preciso ficar me preocupando com as datas e horários nem corro o risco de esquecer. 
Quando, por exemplo, minha mãe possui consulta eu programo para o celular me avisar um dia antes para que possamos procurar os exames que devem ser levados, a carteirinha, etc. 
Também ando adotando a agenda na qual registro o que devo fazer em cada dia. Por exemplo, segunda-feira, 11/06/2018, das 14h às 15h30min sessão de coaching; na terça-feira, dia 12/06, das 15h às 16h editar texto do blog etc.Depois que comecei a fazer isso não fico mais esquecendo as coisas, nem fico perdendo tempo tentando lembrar das coisas.     
4Passe menos tempo nas redes sociais 
Tudo que tira nosso foco é um vício e uma coisa que estava tirando muito minha concentração eram as redes sociais, especialmente, o Instagram. Também outra coisa que andava afetando minha produção era a soneca da tarde. 
Depois que identifiquei esses dois fatores e comecei a controlar o tempo que eu ficava no Instagram e colocar o despertador para tocar me acordando comecei a produzir mais e toda semana posto no mínimo um texto no blog.  
5) Comece a dizer não com mais frequência 
Há alguns dias atrás um amigo blogueiro me pediu uma ajuda para um projeto. E eu expliquei para ele que nesse momento eu não podia participar, mas após eu concluir um projeto que já iniciei aí sim poderia ajudá-lo e ele compreendeu. Focar numa coisa de cada vez faz com que o tempo gasto seja menor 
Também ando mais atenciosa no que se refere as leituras e vídeos que assistia na internet. Antes de eu começar a escrever um post eu lia inúmeros textos e assistia vários vídeos. As vezes ficava duas semanas só pesquisando e deixava lá o blog abandonado. Recentemente ando fazendo um filtro e escolhendo apenas o que é relevante para o blog. 
Curtiu as dicas sobre como manter o foco e não desistir no meio do caminho? Também tem dificuldades para ficar focado (a)? Conhece outra dica legal para manter o foco? Escreve aí nos comentários! 
Fanpage -CLIQUE AQUI    
Instagram -CLIQUE AQUI    
Twitter -CLIQUE AQUI  

Nenhum comentário:

Postar um comentário