sábado, 17 de novembro de 2018

7 Dicas para você evitar roubadas nesta Black Friday

Descontos todo mundo ama e todo mundo quer, mas é preciso ter cuidado para não acabar caindo em uma “Black Fraude”. A Proteste elencou dicas importantes pra você aproveitar bem a Black Friday e responde às principais dúvidas dos consumidores 
Quem não ama um desconto? O brasileiro com certeza adora um! 
Por isso, a Black Friday se tornou a segunda data mais importante para o varejo, perdendo apenas para o natal em relação ao volume de vendas. 

Para se ter uma ideia, o Google/Provokers fez uma pesquisa e identificou que 71% dos entrevistados brasileiros afirmam já terem comprado na Black Friday. 
E, como o atual cenário econômico no País não é dos melhores, muitos consumidores aproveitam essa data para antecipar as compras de Natal. 
Essa é uma ótima opção para garantir que a data não seja comemorada sem os tradicionais presentes, não é mesmo? 


Ainda de acordo com a pesquisa, apesar de o consumidor começar a monitorar os produtos 15 dias antes da Black Friday, 79% afirmaram terem feito a compra na própria sexta-feira. 
Outros 21% disseram ter comprado na quinta-feira ou no final de semana seguinte. 
Pensando nisso, para garantir que você encontre o melhor preço, fuja das roubadas e conheça seus direitos, listamos sete dicas importantes: 
Dica 1: De olho no preço 
Para garantir que o consumidor consiga o melhor preço e identifique possíveis fraudes, a Proteste disponibiliza gratuitamente a ferramenta Mais Barato Proteste. 
Trata-se de um plug-in para navegador de internet que realiza uma busca automática, em mais de 30 lojas, pelas melhores ofertas. 
Basta instalá-lo no navegador Chrome (Windowns, Mac ou Linux), que o sistema irá fazer automaticamente a comparação dos preços dos produtos selecionados em mais de 30 lojas online. 

Dica 2: verifique a reputação da loja 
No Canal Reclame da Protesteconsulte como os outros consumidores têm avaliado a loja onde você deseja comprar seu produto. 

Dica 3: acione o desconfiômetro 
Desconfie de preços muito baixos. Se você encontrou um produto muito barato, em lojas sem qualquer reputação, redobre a atenção! 

Dica 4: pagamento seguro 
Opte por formas seguras de pagamento. Há lojas que só liberam o valor da compra ao vendedor depois que o produto for recebido pelo comprador. 

Dica 5: calcule o frete 
Cuidado com o valor do frete! Dependendo do valor, você poderá pagar  mais caro que o valor do produto. 

Dica 6: preste atenção no prazo 
Fica esperto com o prazo de entrega! Dependendo da necessidade que você tiver do uso do produto, esperar um ou mesmo dois meses pode não valer o desconto que você conseguiu. 

Dicas anotadas? Então, agora vamos às principais dúvidas: 
Qual o prazo para desistir ou trocar um produto comprado pela internet? Sete (7) dias, contados a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto. 
Após Sete (7) dias, terei algum direito se o produto apresentar defeito? Sim. Você terá 30 dias (para produtos não duráveis) ou 90 dias (para produtos duráveis) para reclamar de defeitos aparentes e de fácil constatação no produto. 

Após 30 ou 90 dias, tenho mais algum direito? Se o produto apresentar um defeito oculto, aquele que o consumidor não consegue identificar com facilidade, o prazo para reclamar começará a contar no momento em que o problema foi identificado. Por exemplo: um celular que para de funcionar depois de seis (6) meses. 

Quanto tempo a assistência técnica tem para consertar um produto? 30 dias. Se passar desse prazo o consumidor pode exigir imediatamente: I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III – o abatimento proporcional do preço. 

A loja pode me obrigar a aceitar um vale ou outro produto, caso desista da compra feita pela internet? Não. A loja tem o dever de devolver integralmente os valores pagos pelo produto. A loja até poderá oferecer um vale desconto, outro produto ou outra forma de substituição, desde que o consumidor concorde. 

Nas compras online, a loja pode cobrar alguma taxa/frete pelo meu arrependimento, exercido no prazo de sete (7) dias? Não, a loja terá que fazer a troca do produto ou devolver o dinheiro, sem cobrar por isso. 
Levando tudo isso em conta, você estará mais do que preparado para curtir a Black Friday. Boas compras! 

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