sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Metas de Ano Novo: 5 dicas para realizá-las em 2019

Não cumpriu as promessas que fez no dia 31/12/2017, mas tem esperança que em 2019 as coisas vão mudar? Bem, conforme um estudo realizado pelo instituto Da Claudinha, apenas 7% das pessoas cumprem as promessas feitas na noite de Ano Novo. CHOCANTE! Então, responda honestamente: Quantas promessas de ano novo você se lembra de ter cumprido até hoje?  
Se você faz parte da grande maioria, chega de fazer promessinhas, de fazer listinha e não cumprir absolutamente nada. Está na hora de você fazer diferente esse ano, virar o jogo e transformar as promessas em metas. Uma coisa que tem que ficar clara para começar é a diferença entre promessa e meta.  
SAIBA A DIFERENÇA ENTRE PROMESSA E META 
PROMESSA  
Eu quero comprar um triciclo elétrico.  
META  
Meta: Eu quero ter 10.000,00 reais até dezembro de 2019 para reformar e adaptar a minha casa porque eu quero ter mais autonomia, independência e conforto. Perceberam a diferença de uma promessa para uma meta? Essa última foi elaborada e entrou no esquema SMART, que como cita Nathália Arcuri, a autora do livro Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso “é um acrônimo em inglês para cinco itens fundamentais:  
• S de specific (específico, ou seja, o que exatamente você quer)  
 M de measurable (mensurável; é preciso ter uma forma de medir para saber se você está chegando lá, de quanto ainda precisa para atingir a meta)  
 A de achievable (atingível; a meta precisa ser ousada, mas tem que ser possível)  
• de relevant (relevante; você tem que saber com muita clareza por que aquela meta é importante para você, e não para o seu pai ou a sua namorada)  
• de time-bound (prazo; toda meta que se preze tem um tempo para se tornar realidade)”.  

Agora que você já descobriu a diferença entre uma promessa e uma meta.Vou listar algumas táticas que eu já utilizava e outras que eu aprendi com minha coach Aline Dias, para transformar promessas em metas de verdade. Elas têm funcionado comigo e espero que funcionem para você ou te motive a criar as suas. Anote aí! 
LISTE TUDO O QUE VOCÊ DESEJA 
A minha dica é que você coloque no papel todos os seus sonhos, sem exceção de nenhum. Deixe as ideias fluírem e entenda que você pode realizar aquilo que você tanto deseja.  
Os sonhos se encontram na sua cabeça e não são reais. Mas eles podem se tornar realidade, se você lutar por eles. Os sonhos iniciam como um grande desejo ou uma ideia. Só depois eles se tornam sonhos; algo que desejamos para a nossa vida.  
Quando temos um determinado sonho devemos transformá-los em objetivos palpáveis e em metas mensuráveis. Para isso, pegue a lista de sonhos e separe os seus objetivos em metas, metinhas e metonas.Vejam esses exemplos de metas presentes no livro Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso 
·        Curtíssimo prazo:(para hoje!)  
Precisa comprar uma bolsa? Quer viajar no último fim de semana do mês que vem? Então isso precisa virar metinha! Assim, quando qualquer desejo momentâneo surgir, você será capaz de avaliar e pensar:“Essa é a minha meta para agora? Estou trabalhando e me esforçando para comprar/fazer isso? De que forma esse objeto ou essa experiência vai me afastar do meu sonho maior? 
·        Curto prazo: Pra realizar em um ano 
“As metas de curto prazo são aquelas um pouco maiores, que exigem mais planejamento e podem ser realizadas no prazo entre um e dois anos, como comprar um computador, fazer uma viagem de férias, etc.”  
·        Médio prazo: Pra realizar em 5 anos   
   “Um carro ou uma viagem incrível podem ser metas de médio  prazo.” 
·        Longo prazo: Pra realizar em 10 anos ou mais 
“São as mais longas e também as mais difíceis, do tipo “comprar a casa própria” ou “juntar dinheiro suficiente para só trabalhar se eu quiser”.    
FAÇA UMA LISTA DE PRIORIDADES  
É essencial saber o que você realmente deseja para depois alcançar o seu sonho. No entanto, tenha muito cuidado com as metas e objetivos excessivos ou com expectativas demasiado elevadas. Tenha em mente o seguinte: às vezes, muito significa nada, e pouco pode significar muito.    
  
Saber para quê, quando, quanto e quem vai pagar pelo seu sonho é fundamental para que possa torná-lo realidade.Para tornar o processo bastante simples, escreva tudo o que pensa no papel.Para tal, o autoconhecimento é fundamental. Saber quem você é, antes de mais nada, para depois descobrir aquilo que quer realmente para a sua vida é essencial para tornar aquele desejo ou ideia que estava na sua cabeça em algo concreto e palpável. Para isso, responda às perguntas dos 5Q   

O que você quer? Objeto/atividade   
Por que ou para que eu quero essa conquista? Propósito, que necessariamente vai combinar com os seus valores.   
Quando? O prazo que você deu a si mesmo para resolver essa parada.   
Quanto? Preço atual do item de desejo e valor que precisará ser poupado mensalmente para atingir a meta. Quanto você já tem?  
Quem vai pagar? Do bolso de quem a grana vai sair?  

Exemplo: 
Maria quer comprar uma casa (o que) porque ter uma casa própria me trará segurança (para que – entendeu o tal do propósito?). Custa 200 mil reais (quanto) e o dinheiro sairá do bolso dela e do esposo (quem), por meio de um planejamento de poupança e investimentos mais rentáveis para os próximos cinco anos (quando) 
FOQUE NOS SEUS OBJETIVOS  
Se você começar a elaborar/revisar o seu projeto desde já, terá mais oportunidades de realizá-lo. Entretanto, é primordial que você saiba que será essencial uma dose fora do comum de persistência. Como você já notou, o tempo passa voando, entretanto quando não temos foco, 365 dias parece uma eternidade.  
Para não perder seu objetivo de vista, existem técnicas simples que podem te ajudar muito! Eu mesma quando estava me preparando para o mestrado passei a usar a senha toponimia, (tema do meu mestrado), no meu e-mail e redes sociais. Todos os dias eu escrevia essa palavra em algum lugar. E assim, eu lembrava todos os dias do meu objetivo.Faça alguma coisa mais útil com suas redes sociais! Foca nas senhas!  
SAIA DO LUGAR  
Depois de concluir sua lista com as resoluções de Ano Novo, não basta esperar que elas aconteçam. É preciso “sair do lugar”, “colocar a mão na massa” e se esforçar para alcançar as metas. Não fique parado (a) à espera de bons resultados em 2019. Não sabe bem como seguir adiante? Não possui os meios para prosseguir? Nada disso é motivo para ficar parada, comece a fazer a sua parte e tenha um ótimo ano! 
Gostou do artigo Metas de Ano Novo: 5 dicas para realizá-las em 2019? Compartilhe nas redes sociais! A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.
por fim eu desejo a todos vocês um 2019 cheio de sucesso e paz (e com muitas metas cumpridas)! 
Fanpage - CLIQUE AQUI 
Instagram - CLIQUE AQUI 
Twitter - CLIQUE AQUI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário