sábado, 30 de novembro de 2019

3 Sabotadores que podem destruir seus sonhos

Você quer ter mais dinheiro? Você quer juntar uma grana para viajar sem ter que fazer dívidas? Quer comprar um celular mais bacana?
Mas, parece que existe algo que te impede  de juntar dinheiro!? E se eu disser que você pode estar contribuindo PARA FALTA DE GRANA NO SEU BOLSO? Acha isso inadmissível? Mas infelizmente, não é. Apesar de absurdo, esse movimento tem até um nome: autossabotagem 
Muitas vezes, ela se manifesta a partir de comportamentos, truques mentais e situações reais que podem atrapalhar  o seu processo de ter mais dinheiro no bolso. É por isso que, nesta leitura, vou citar 3 sabotadores bastante comuns que podem estar arruinando o seu bolso! 
1- O MEDROSO 
Este sabotador é o que mais bloqueia as pessoas.Medo de ver o próprio extrato da conta bancária, de acompanhar a fatura do cartão de crédito, de colocar os gastos no papel, de abrir um novo negócio, de perder o emprego, de falir, de decepcionar as pessoas, de recomeçar, de aplicar seus recursos em investimentos mais rentáveis entre muitos outros.  
  Como ele prejudica sua vida financeira: Desconhece como gasta o salário, não sabe o quanto nem a quem deve, tem dificuldades para investir, por isso, investe apenas no que é conhecido, como imóveis ou caderneta de poupança. 

Como diminuir sua influência: Tire o extrato da sua conta, saiba o quanto possui. Se está endividado (a) faça uma lista de todas as suas dívidas e coloque numa planilha para quem deve e quanto deve. Está sobrando todos os meses uma graninha mas, não as aplica por  medo de perder dinheiro, por pensar que é complicado mexer nos investimento, entre outros temores.  

Se você possui esses pensamentos, saiba que muitos deles são mitos. Desse modo, quando você adquire mais conhecimento, essas dúvidas desaparecem. Desse modo, seu medo de fazer investimentos na verdade revela a sua necessidade de estudar mais sobre educação financeira. 


2- O CONTROLADOR 
Ele precisa estar no comando de todas as situações e dirigir as ações das pessoas conforme a vontade dele daí ele mente sobre gastos e ganhos, mas exige a divulgação completa das finanças do outro. O sabotador controlador é movido a desafios, a ansiedade gerada por este padrão é imensa, e, apesar de o controlador conseguir seus objetivos, geralmente isso ocorre usando (e abusando) das outras pessoas. Só que ao fazer isso, o controlador impede que as pessoas exercitem e desenvolvam sua capacidade de forma plena e isso gera frustração e sentimento de incompetência no outro. 
Como ele prejudica sua vida financeira: Assume a responsabilidade por todas as finanças da família e querem saber tudo sobre o que acontece na vida daqueles com quem convive e, para isso, podem até invadir a privacidade alheia, vasculhando bolsos, contas bancárias e e-mails; costumam ser impacientes, pois querem controlar o seu tempo e o de todos ao seu redor; enfrenta dificuldade em dividir a administração financeira com outra pessoa, tanto com o parceiro de vida, quanto nos negócios; sufocam as pessoas ao seu redor com suas exigências;

Como diminuir sua influência: Ter uma conversa sobre dinheiro com seu parceiro de vida, quanto nos negócios quando tudo estiver bem, de preferência lá no começo do relacionamento ou sociedade, ou seja, nada de trazer o assunto à tona no meio de uma discussão. Fale sobre ganhos e gastos e não apenas sobre problemas como dívidas. Sempre conversar com o seu parceiro/a de vida, quanto nos negócios sobre projetos e metas. 
3-O ESQUIVO 
Quando este padrão sabotador se torna seu amigo e assume as rédeas da sua vida, a coisa realmente fica difícil, porque você foge de conflitos que precisam ser resolvidos e de tarefas desagradáveis que precisam ser realizadas. Ou seja, procrastina, não cumpre o que se comprometeu, aceita situações que não quer para não ter que se indispor com alguém, pois acha que vai magoar ou perder a ligação /amizade da pessoa.Preciso falar quem sofre com isso? Não! 😃 

Como ele prejudica sua vida financeira: Tem dificuldade em resolver as situações difíceis como dívidas, gerando uma “bola de neve” de problemas financeiros acumulados, não cumpre o que promete, desde compromissos profissionais a contas na data certa, foge de conflitos familiares, evitando conversar de dinheiro em família. Também possui uma imensa dificuldade em dizer NÃO quando, por exemplo, o seu pai, a sua amiga ou o seu tio pedem seu cartão de crédito ou dinheiro emprestado e acabam se endividando. 

Como diminuir sua influência: Você tem que saber para o que e para quem você pode dizer SIM e dizer NÃO. Afinal de contas, um sim sem certeza é um não com certeza, ou seja, toda vez que alguém te chama para fazer alguma coisa, te pede um favor e você não está muito à vontade com aquilo pode ser um convite para ir a uma viagem, pode ser um negócio, pode ser um favor do seu amigo.  
Se for um sim sem certeza então é um não com certeza. De acordo com Patrícia Lages“é a sua vida e ninguém tem o direito de sobrecarregá-la ou obrigá-la a fazer o que não quer.”  Para essas pessoas que têm dificuldade de dizer NÃO há algumas formas de dizer não sem ofender. Confira: 
  • 👉Sabe quando alguém te pede para fazer alguma coisa para ela? Diga que no momento está ocupada e que depois você retorna.
  •   
  • 👉Sabe quando alguém te chama para ir a uma festa, a uma balada e você não quer ir? É só falar: “Ah eu já tenho um compromisso nesse dia.” 

  • 👉E quando alguém te pede dinheiro emprestado. O negócio é dizer: “Vou olhar minha conta e ver qual é minha situação e te falo o que eu posso fazer.”
  •    
  • 👉Se sua amiga te pedir o  cartão de crédito emprestado. É só você dizer: “Ah amiga, infelizmente, estou sem limite!” 

  • 👉E quando alguém te pedir cheque emprestado. É só você falar: “Estou sem folhas!”  

  • 👉E quando alguém te pedir para ser avalista. É só você falar: “Meu nome está sujo!” 
Agora quero saber de você: Qual deles você notou que mais prejudica sua vida financeira?  
Se pudesse melhorar significativamente algo importante na sua vida, o que seria? 
Você também pode gostar 
OS 3 MAIORES LADRÕES DE SONHOS QUE TE IMPEDEM DE CRESCER


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário