sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Manual técnico para fazer a avaliação de um terreno à venda

 Veja o passo a passo detalhado para analisar um terreno que está sendo comercializado.

Figura 1: Guia Bolso/Reprodução

Eventualmente, sobretudo quando vai se comprar algum dos terrenos para vender em Porto Alegre ou qualquer outra cidade, é crucial que se defina qual seria o seu valor real em consonância com uma infinidade de condições e pontos. Nessa hora, é necessário fazer um laudo de avaliação de imóvel. Nesse caso, de um terreno.

Entretanto, essa análise se estende um tanto quanto além de somente determinar qual é o valor de um determinado bem naquele momento. De fato, ele igualmente tem como intuito averiguar o seu valor enquanto investimento, entre outros aspectos.

A fim de te auxiliar a compreender melhor como funciona essa modalidade de documento, qual a utilidade dele e que relevância ele possui, acompanhe esse artigo até o final.

No que consiste um laudo de avaliação de imóvel?

A avaliação de imóvel consiste em um processo de análise geral a respeito de uma determinada propriedade, o qual procura definir o quanto esse imóvel vale, não importando qual seja o tipo de imóvel, podendo ele ser uma casa, apartamento, sala comercial ou um terreno.

No interior desse processo, o documento mais importante, que serve de base para a decisão final, é o laudo de avaliação de imóveis, uma ferramenta jurídica, elaborada em consonância com as normas de alguns órgãos especiais, como o Instituto Brasileiro de Perícias, a ABNT, entre outros.

Esse recurso é essencial em toda e qualquer modalidade de operação que envolva um imóvel ou um terreno e não apenas nas transações de compra e venda, porém igualmente em processos judiciais, por exemplo.

Como avaliar um terreno à venda?

É imprescindível saber a fundo o potencial do terreno como um todo e levar em consideração todos os seus atributos físicos, assim como a sua localização, vocação imobiliária, infraestrutura, limitações legais sobre ocupação e uso e assim por diante. Desse modo, para se fazer uma avaliação minuciosa e eficaz, é preciso seguir um conjunto de critérios essenciais para avaliar um terreno antes de efetivar a compra.

Critério da localização

Antes de tudo, é de suma relevância descobrir-se a localização na qual se deseja adquirir o terreno. Assim sendo, procure observar o bairro e/ou a região com o máximo de atenção onde o terreno se situa. Faça uma pesquisa acurada dos anúncios de imóveis a fim de encontrar aqueles que estejam mais em consonância com aquilo que você necessita.

Normalmente, os bairros melhores tem exibem uma maior tendência de valorização dos imóveis, do mesmo modo que os bairros nem tão bons assim costumam ter terrenos menos valorizados. Aliás, uma região ou bairro é classificado como ruim ou bom em relação à condição de habitação do local. Isso porque há locais e bairros com uma ótima localização, porém não são assim tão interessantes para se viver.

A nível de exemplo, averigue o quão perto de avenidas movimentadas e rodovias é o terreno, assim como a proximidade do mesmo de regiões comerciais que possuem um elevado fluxo de automóveis e pessoas. Esses elementos podem impactar significativamente a qualidade de vida de uma dada localidade.

Observe também a infraestrutura da região onde os terrenos em condomínio em Porto Alegre se localizam. Leve em conta dados como o grau de acessibilidade, as condições nas quais se encontram as vias públicas, como é o saneamento básico, qual a disponibilidade de transporte público, como é a qualidade e a estrutura das edificações, que empreendimentos estão instalados ali e como é a iluminação das ruas nessa área.

É de suma relevância também saber como é a segurança do bairro. Assim sendo, confira se há postos policiais nas áreas próximas e se existem câmeras de segurança. Faça uma pesquisa na prefeitura sobre os planos de investimento para aquela localidade, porque eles podem influenciar a escolha e até mesmo prejudicar a viabilidade do seu empreendimento.

Preços na região

O preço de um terreno é um dos primeiros dados que precisam ser analisados. Diversas pessoas formulam esse questionamento em uma tentativa de descobrir se vale a pena ou não apostar em uma determinada localidade. Dessa maneira, faça uma pesquisa a respeito da média de preços na região na qual se intenciona iniciar o empreendimento.

Avalie com minúcia os benefícios do produto em comparação com o preço que está sendo cobrado, a fim de descobrir se ele apresenta um ótimo custo-benefício. Nesse sentido, procure localizar os terrenos que ficam perto ou bairros parecidos e saiba qual o seu valor médio, para poder estabelecer uma média e descobrir se ele está de acordo com o qual você pretende adquirir.

Estude a vizinhança

Para se investir em um terreno, é essencial saber como é a vizinhança, porque ela pode impactar e muito a qualidade de vida dos habitantes. Desse modo, procure saber como é o perfil das pessoas que já residem ali e igualmente os estabelecimentos comerciais contidos nas proximidades.

Para que seja possível conhecer-se o bairro antes de se adquirir o terreno, faça uma visita ao local, dialogue com as pessoas que residem por ali, questione como é o local. Frequentemente, uma conversa detalhada e amigável pode ajudar a descobrir-se diversas qualidades do local e até mesmo aquelas que não são informadas pelo corretor que está negociando o terreno com você.

Os atributos do terreno

Agora, uma vez que você se inteirou sobre todos os elementos nos arredores do terreno, você precisa conhecer de maneira profunda e detalhada as características do terreno. Entra aqui, nesse caso, o tal laudo de avaliação de imóvel citado anteriormente.

É muito importante que se conheça não apenas o tamanho do terreno em questão, mas igualmente as suas dimensões e qual é a área do lote. É crucial se averiguar o tipo do solo, a topografia e a incidência de luz. Afinal, tudo isso exerce uma influência inquestionável sobre o projeto da construção e todos os custos desse empreendimento.

Agora você sabe com detalhes como efetuar a avaliação de um terreno à venda em Porto Alegre. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

Fanpage - CLIQUE AQUI        

Instagram - CLIQUE AQUI        

Twitter - CLIQUE AQUI   

As informações desse post é de total responsabilidade de Almir Bertins da FBS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário