sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Por que as pessoas adoram tanto a Black Friday?

Gente, dia 29/11/2019, vai rolar a tão aguardada “Black Friday”. É promoção pra todos os lados, eu mesma já comecei a receber e-mail e mensagens no WhatsApp de sites e lojas anunciando diversos produtos com descontos. 
De acordo com o Estadão, a expectativa é que o faturamento da Black Friday aumente 18% em relação a do ano passado.Mas, por que apesar da crise econômica a Black Friday  registra alta todos os anos?

Por que somos tão atraídas pela Black Friday? O que podemos fazer para resistir à tentação das compras? Por que compramos coisas que nem precisamos, com um dinheiro que, muitas vezes, nem temos ?

Por que a Black Friday é algo tão poderoso? 
Vendas e descontos são baseados em um conceito de economia comportamental chamado 'ancoragem'. A ideia é que você veja o preço que (aparentemente) costumava ser e sua mente o ancora como o verdadeiro valor. 

Pagar menos é realmente atraente. E qualquer coisa menos do que o preço da âncora é emocionante.Adicione um período de tempo limitado e alguns descontos realmente grandes que se aplicam apenas a um ou dois itens, e de repente você tem uma fórmula realmente atraente que nos faz querer comprar. 

Seu cérebro faz algo engraçado quando você vê uma placa que diz "economize 80%!", nos concentramos na economia e não nas despesas. 
De fato, é um jargão que você ouvirá em qualquer loja. Você consultará suas compras e o vendedor poderá dizer: "Você economizou R$ 43,78 reais hoje!" 

Você se sente bem em fazer uma compra inteligente, certo? Infelizmente, seu cérebro se apaixonou por um dos truques mais antigos que existe, onde a loja faz você se concentrar no que está economizando, e não no que está gastando. 

Participar da Black Friday é ruim? 
Há uma razão pela qual a Black Friday é o maior dia de compras do ano, e definitivamente não é porque as pessoas gostam de acordar cedo para enfrentar longas filas formadas por consumidores em busca de preços baixos. 

A Black Friday ataca sua natureza humana competitiva. Quando surgem grandes vendas ou uma venda indica que há apenas um número limitado de itens disponíveis, seu cérebro diz que você precisa estar lá e não pode perder.  

Fazer compras não é um jogo e não há vencedores e perdedores. As lojas sabem que falar sobre quantidades limitadas atrairá pessoas para a loja; pense se você vai comprar um item porque realmente precisa dele ou porque deseja "ganhar comprando".

Sejamos honestos, os vencedores mais importantes. São aqueles que compram apenas o que precisam e guardam o restante do dinheiro em suas carteiras. 
Nesse sentido, não tem problema se você realmente precisa ou quer as coisas em oferta e pode realmente comprá-las. Mas se você se deixar levar pelo frenesi do 'medo de perder' provocado pela publicidade e promoção, isso pode ser realmente prejudicial. 

O que podemos fazer para não cair em tentação? 
Se você se sentir atraída, pense nisso como sexta-feira vermelha. Um dia repleto de dívidas. Imagine as pessoas inteligentes do marketing que são contratadas para incentivá-la a gastar mais do que você pretendia.

Estamos sendo manipuladas por eles para gastar dinheiro para melhorar nosso estilo de vida. Por isso, não seja enganada por esses truques. 
Mas, se você sabe que é o tipo de pessoa suscetível a cair nesse tipo de truque, e costuma acumular parcelas, comprometer o orçamento pessoal e depois chorar quando chega a fatura! 😮💸 Aqui estão sete coisas que acho que podem ajudá-la: 

⇒Decida o que mais você poderia fazer em vez de fazer compras nesta sexta-feira. Faça algo que você realmente ama. Trate-se de uma maneira saudável, encontrando amigos, fazendo exercícios e curtindo um filme brilhante. 

⇒Calcule quantas horas você teve que trabalhar para comprar algo. Será que a TV realmente vale três semanas inteiras de trabalho pesado? 

Em vez de dizer que você não pode tirar proveito de uma venda, defina um limite acessível antes de pesquisar as pechinchas. Faça disso sua âncora. 

Reorganizar seus pensamentos pode ser realmente poderoso. Então, como dissemos, pense nisso como 'Sexta-feira das Dívidas' e não 'Black Friday'.  

Se você estiver comprando numa loja física, prefira dinheiro em vez de um cartão. 

Dê a si mesmo espaço antes de responder e pergunte a si mesmo: qual é a emoção que está me levando a querer gastar? “Com medo de perder.” “Para esquecer um pouco o que está me deixando triste.” 

Conecte-se com um objetivo em sua vida. Escreva para si mesmo uma declaração afirmando que pode ficar na sua bolsa ou carteira e sirva como um lembrete do que é importante. 

Palavra Final 
As decisões que tomamos sobre gastos geralmente são motivadas por nossas necessidades emocionais, o que pode despertar o senso comum. Eles são tão inconscientes que raramente paramos para refletir sobre eles. 

As pessoas compram por todos os tipos de razões sem perceber: aumentar a autoestima; por status; fazer parte do grupo; para se sentir bem; como um sinal de amor; sair do tédio; como uma recompensa; como uma forma de controle ... 

E os donos das lojas sabem disso e encontram maneiras de jogar jogos mentais especificamente para você gastar. Lembre-se de que comprar coisas apenas lhe dá uma boa sensação a curto prazo

Quando chegam em casa, o burburinho desaparece e é frequentemente substituído por um profundo sentimento de culpa e arrependimento. Fazer coisas mais significativas é muito mais poderoso do que comprar mais coisas. 

Você quer entrar no ano de 2020 com as contas em dia? Mas, você não consegue resistir a uma liquidação? Toda vez que vai ao shopping você compra algo? Não sabe dizer não a aquele(a) amigo(a) que anda para cima e para baixo com o catálogo de produtos da Avon, Natura, Boticário, Herbalife?  
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